Celebrando as Mulheres do Jogo ao Longo da História

Celebrando as Mulheres do Jogo ao Longo da História

Feliz Mês da História das Mulheres, senhoras! Como Março está reservado para a História das Mulheres e o 8 de Março é o Dia Internacional da Mulher, pensámos que deveríamos tirar alguns momentos para olhar para trás na história do jogo e como as mulheres do jogo tiveram impacto na indústria do jogo de hoje.

O mais breve olhar nos primeiros dias de jogo

O jogo é tudo menos novo e durante a história as suas regras e regulamentos mudaram drasticamente. Você vai encontrar os primeiros vestígios de jogo a uns distantes 4,500 anos atrás em várias culturas, incluindo o Egipto, China, Índia, Grécia e Roma. Estas actividades juntavam à sua volta novos e velhos, ricos e pobres, mulheres, homens e até crianças.

Embora o jogo possa ter começado como parte de rituais religiosos pagãos, rapidamente se expandiu para a vida do dia-a-dia com pessoas a fazerem importantes decisões conforme o resultado de um jogo, assim como fazem hoje, com, por exemplo, o atirar de uma moeda.

“Na antiga Roma, as mulheres eram apenas permitidas a jogar no Bona Dea, um festival exclusivo para as mulheres, enquanto os homens podiam jogar tanto nas suas casas como em público quando quisessem”.

Agora, dizer que homens e mulheres tinham absolutamente os mesmo direitos no que toca a jogo seria uma mentira. Veja a Roma antiga por exemplo; homens podiam jogar tanto nas suas casas como em locais públicos, enquanto as mulheres tinham apenas permissão para jogar no Bona Dea, um festival exclusivo para as mulheres. Com sorte, as regras mudaram sob o Imperador Nero e as mulheres puderam então a partir daí participar em vários jogos públicos e desportos.

As Notáveis Senhoras de Faro/Faro Ladies

Saltando depressa para o século 18 quando jogar em público não era aceitável para mulheres aristocráticas. Enquanto os homens aristocráticos tinham permissão para jogar em clubes sociais, as mulheres que gostavam de jogo tinham que o fazer na privacidade das suas casas. Assim, um grupo de mulheres tornou-se famoso por sediar encontros sociais onde jogariam faro, um jogo de cartas que outrora foi bastante popular, e rapidamente foram apelidadas “Filhas de Faro/Faro’s Daughters” ou “Senhoras de Faro/Faro Ladies”. As mais notáveis entre as Senhoras de Faro foram a Mrs. Albinia Hobart (mais tarde Lady Buckinghamshire), Lady Sarah Archer, Mrs. Sturt, Mrs.Concannon e Lady Elizabeth Luttrell.

Um grupo de mulheres tornou-se famoso por sediar encontros sociais onde jogariam faro e foram apropriadamente apelidadas de “Filhas de Faro” ou “Senhoras de Faro”.

Depois de George III criar a “Proclamação contra o Vício” em 1792 foram as mulheres, e não os homens, que eram o alvo de críticas não apenas porque quebravam a lei – os homens também o faziam! – mas sim porque eram mulheres.

Mulheres de Jogo do Velho Oeste

Cada período de tempo teve as suas senhoras do jogo isso é uma certeza, mas vamos manter-nos um pouco no bom e velho Selvagem Oeste. Quando você pensa em salas de poker no Velho Oeste, você está provavelmente a imaginar um grupo de homens encardidos, com whisky ao lado, tiros, gritos, clamor alegre… a fotografia completa.

“Algumas mulheres do poker eram tão notáveis como jogadores masculinos no Oeste Selvagem – apenas pense na Poker Alice/Alice do Poker!”

Mas as mulheres de jogo estavam lá também! Não era uma ocorrência diária, claro, mas também não era ilegal para uma mulher jogar entre os homens. Raios, algumas mulheres do poker era tão notáveis como os famosos jogadores do Selvagem Oeste – Poker Alice, Kitty Leroy, Lottie Deno e Maria Gertrudis “Tules” Barceló, para nomear algumas.

Nós gostaríamos de falar sobre cada uma das icónicas mulheres jogadoras do Selvagem Oeste, mas provavelmente estaríamos aqui o dia todo, portanto vamos focar-nos apenas numa: Poker Alice. O seu nome verdadeiro era Alice Ivers e ela jogou em todo o Oeste – desde New Mexico e Arizona a Oklahoma, Kansas, Texas e South Dakota. Alice até mesmo faliu o banco em New Mexico, forçando o dealer a fechar o jogo! Alguma vez ouviu de Deadwood, South Dakota? Ela era uma lenda aí!

“Graças à inescrutável cara de poker da Poker Alice, ela muitas vezes ganhava tanto como $6,000 numa noite.”

Las Vegas do século 20

O século 20 entra em cena e o jogo é ainda uma área muito dominada pelos homens. No entanto, durante a Segunda Guerra Mundial quando a maioria dos trabalhadores masculinos foram enviados de barco para o outro lado do oceano, foram as mulheres que preencheram o espaço. Primeiro Reno, depois Las Vegas e dealers femininas já não eram uma curiosidade!

Aqui estão apenas alguns dos nomes famosos desse período:

  • Shirley Brancucci, a primeira dealer de baccart feminina na Las Vegas Strip que provou ser uma dealer com habilidade uma e outra vez, mas continuamente preconceitos sexistas e foi alvo de objectivação;
  • Judy Bayley, muitas vezes chamada de Primeira Dama do Jogo e a primeira mulher a possuir sozinha um grande resort na Las Vegas Strip;
  • Claudine Williams, que abriu um clube de jogo depois de horas com outra mulher com 20 anos e foi a primeira mulher a ser adicionada ao Nevada Gaming Hall of Fame.

Profissionais Femininas do Poker

1977 Marca um importante momento na história de jogo das mulheres já que foi o ano em que o primeiro Women’s World Series of Poker (WSOP) foi realizado. Ao longo dos anos existiram inúmeros incidentes – como homens a invadir o evento, citando leis anti discriminatórias com o objectivo de ofender jogadora femininas – mas nós não nos vamos focar nisso.

Em vez disso, vamos nomear algumas das mais famosas e bem-sucedidas jogadoras de poker femininas no mundo:

  • Vanessa Selbst, a única mulher a ser a número um do mundo no Global Poker Index;
  • Kathy Liebert, que ganhou o primeiro evento Party Poker Million em 2002, que foi o primeiro torneio de poker limitado com um prémio de $1 milhão;
  • Annie Duke, que tem uma bracelete de ouro da World Series of Poker (WSOP) de 2004 e costumava ser a vencedora principal em dinheiro na história da Women’s WSOP (um recorde agora detido por Vanessa Selbst);
  • Anette Obrestad, a pessoa mais nova a alguma vez vencer uma bracelete da World Series of Poker (2007 World Series of Poker Europe);
  • Vanessa Rousso, mais conhecida por Lady Maverick, que tem estado a ganhar dinheiro como jogadora profissional de poker desde 2005.

História em Construção

Jogar online, naturalmente, mudou o jogo para as mulheres e hoje é quase 50/50 entre jogadores masculinos e femininos em casinos online! Quanto às posições executivas na indústria do jogo, ainda não há tantas mulheres assim como homens aí, mas aqui estão alguns nomes que você definitivamente devia tomar nota:

  • Patricia Becker, a primeira mulher a ser nomeada como Conselheira na Associação Internacional de Assessores de Jogos, com mais de 35 anos de experiência no mundo do jogo, especializando-se em questões de regulamentos e de conformidade;
  • Virginia McDowell, a única presidente e CEO de uma grande empresa de jogos, de 2007 até a sua reforma e vencedora de inúmeros prémios de prestígio

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Bem, isto conclui a nossa curta viagem ao longo da história de jogo das mulheres (apesar da contagem de palavras!). Mais uma vez, deixe-nos desejar-lhe um muito feliz Dia Internacional da Mulher e esperamos vê-lo no nosso fórum para uma conversa – existe muito a discutir, como sempre!

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.